Objetivo
O Sistema Informatizado de Gestão
Arquivística de Documentos da Aeronáutica – SIGADAER está definido como sendo
um conjunto de aplicativos, formando um grande sistema corporativo atendendo às
necessidades do COMAER para a gestão documental e arquivística, conforme estudo
de viabilidade n° 1/2007 e RTLIP 2007, aprovados pelo Comandante-Geral de
Pessoal (COMGEP), na figura de Patrocinador.
O SIGADAER hoje apoia no atendimento
ao gerenciamento eletrônico e arquivamento de documentos administrativos, em
conformidade com as orientações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ),
tendo como Gerente do Projeto a Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) na pessoa do Ten Coronel Infantaria - Analista de Sistemas EDEVAL Ari Vieira;
o Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC) como responsável de Negócio e
o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) como o
responsável Técnico, isto é, no papel de desenvolvedor do Sistema.
O SIGADAER permite desde a criação, edição, tramitação, arquivamento/invalidação, controle e gerenciamento de documentos, além de permitir o gerenciamento e controle através da criação de funções, workflow, associação de funções, criação e gerenciamento do Número Único de Protocolo - NUP, templates de documentos conforme ICA 10-1 (Correspondência e Atos Oficiais do Comando da Aeronáutica - ICAER), dentre outras funcionalidades.
O SIGADAER é um aplicativo em formato Web desenvolvido para possibilitar uma usabilidade fácil e intuitiva na visão do usuário, provendo ainda o acesso seguro, garantindo quesitos imprescindíveis tais como a autenticidades, confiabilidade e a integridade da informações existentes no sistema.
Necessidade
O SIGADAER foi criado para atender ao
previsto no Art. 1° da Lei 8.159/1991: "É dever do Poder Público a gestão
documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de
apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como
elementos de prova e informação".
Fruto do documento de Requisitos
Operacionais (ROP) 02/6SC1/2006 do Estado-Maior da Aeroáutica (EMAER), surgiu
da necessidade de solucionar diversas questões comuns a toda a Administração
Pública Federal (APF) e, em especial, para atender às demandas da Aeronáutica
considerado(a) 0(a):
- Alto custo financeiro e
operacional;
- Elevados danos causados ao meio
ambiente devido à impressão de documentos em papel;
- Dificuldade para a localização, recuperação, controle e o trâmite dos processos ou documentos;
- Falta de compartilhamento de documentos ou processos;
- Dificuldade para a localização, recuperação, controle e o trâmite dos processos ou documentos;
- Falta de compartilhamento de documentos ou processos;
- Volume de perdas, extravios e
destruições indevidas;
- Deterioração física de documentos
por sinistros ou por ação do tempo; e
- Dificuldade no acompanhamento em
tempo real do processo.
(fonte: Cartilha de
Esclarecimentos - SIGADAER, COMGEP).
Resultados Esperados
O SIGADAER foi concebido para oferecer uma navegação mais simples,
facilidade de uso e uma padronização de procedimentos, podendo ainda ser
configurado de acordo como as necessidades de cada OM, com o objetivo de
atingir o Gerenciamento Eletrônico de Documentos.
Algumas das facilidades oferecidas aos usuários, na versão 5.0:
- Modelos de documentos previstos na ICA 10-1;
- Elaboração colaborativa;
- Organização dos documentos através de caixas, marcadores e filtros
personalizados;
- Mecanismos avançados de busca eletrônica de documentos;
- Assinatura Digital;
- Tramitação de documentos dentro da OM;
- Tramitação Eletrônica de documentos entre OM;
- Controle do fluxo documental, desde a produção ou o recebimento até o
arquivamento;
- Cadastro das Divisões e Setores da OM, incluindo-se setores extra-organograma;
- Cadastro das Divisões e Setores da OM, incluindo-se setores extra-organograma;
- Definição do Workflow de tramitação;
- Realização e controle de despachos (inclusive atribuindo prazos) e
anotações;
- Desenvolvido a partir de tecnologias não proprietárias;
- Delegação de função pelo próprio usuário e possibilidade de acesso a
várias contas com um único login no sistema;
- Criação de Grupos do usuário, dentro das funções disponíveis no seu workflow para melhor controle da tramitação de documentos;
- Controle do Protocolo da OM, com a geração automática do Número do
Documento, Numero de Ordem Geral da Organização e do Número Único de Processo –
NUP.
Em Operação
O SIGADAER está atualmente implantado
em todo o Comando da Aeronáutica, o que representa quase 200 Organizações
Militares, tanto nas OM em território nacional quanto nas comissões sediadas no
exterior.
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